sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Ação Solidária

O Catraia – Coletivo de Cultura, através do Bazar Catraia, conseguiu arrecadar 70 quilos de arroz, açúcar, feijão e outros alimentos. A será feita neste sábado, 13, no Lar dos Vicentinos. Junto com a entrega, a equipe aproveita para uma tarde de lanche, música, cultura e contação de estórias para os moradores do Lar. A idéia é chegar aos 100 quilos de alimentos até esta sexta-feira, 12. O Catraia convida você a participar desta ação: entregue 1 quilo de alimento não perecível (exceto sal) ou 1 produto de limpeza na sede do Catraia, na Rua Isaura Parente, ao lado do Sopão Cristal no Bosque.
Filmes Italianos
A Filmoteca Acreana apresenta a Mostra de Filmes Italianos com aclamados diretores como Roberto Rosselini, Luchino Visconti, Vittorio De Sica, Pier Paolo Pasolini, Giuseppe Tornatore e Mario Monicelli. A Mostra começou na última terça-feira, 9, e segue diariamente até o próximo dia 19 com sessões em diferentes horários sempre na Biblioteca Pública. O filme desta sexta-feira é Oito e Meio de Federico Fellini com exibição às 19 horas. Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem idéia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade. O longa ganhou dois Oscars como Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Figurino – Preto e Branco, além de ter sido indicado em mais três categorias: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção de Arte – Preto e Branco. Realização do governo do Acre, através da FEM em parceria com a ABDeC/AC. Entrada Franca.
Serviço: Biblioteca Pública - Av. Getúlio Vargas – Centro – Ao lado do CERBR

Especial de Natal
Com o objetivo de divulgar o Acústico Especial de Natal, evento de encerramento do Acústico em Som Maior 2008, os responsáveis pelo projeto desenvolveram um blog onde serão postadas informações sobre a produção e realização do evento, que acontece no próximo dia 19, a partir das 20 horas, no Teatro Plácido de Castro. Para os interessados o endereço é http://acusticoemsommaior.blogspot.com. Realização do Governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour.
SERVIÇO: Teatro Plácido de Castro – Av. Getúlio Vargas, s/n - Ao lado do Sesc/Bosque – Tel.: 3223-1065

Os Alquimistas
O Palhukas – Espaço Alternativo traz o show Era Uma Vez no Casarão com a banda Os Alquimistas. A idéia é relembrar a atmosfera de um dos espaços culturais históricos do Acre na década de 80, o Casarão, com os músicos João Veras (percussão), Heloy de Castro (violão e voz), Hermógenes Pereira (bateria) e Clévisson Batista (baixo). O evento acontece nesta sexta-feira, 12, com repetição no sábado, 13, a partir das 20 horas. Entrada franca.
Serviço: Rua Marechal Deodoro, 1163 – Centro – Bairro José Augusto – Ao lado da Dog Center e do Palhukas – Espaço Infantil. Tel.: (68) 3224-1446

Fotografe Melhor
A revista Fotografe Melhor e a Sony do Brasil se uniram em busca de um objetivo: revelar novos talentos na fotografia brasileira. Por isso, criaram o primeiro grande concurso, de abrangência nacional, que tem como foco o público universitário. O tema geral do concurso é: Meu Olhar Sobre o Brasil. Há diversos cursos em que a fotografia faz parte das disciplinas que formam o currículo, como o Jornalismo, Publicidade, Arquitetura, Design, Artes, Desenho Industrial, entre outros – sem contar faculdades específicas neste ramo. Mas você pode participar mesmo sendo estudante de Direito, Medicina ou qualquer outro curso, já que o concurso é aberto a todos os universitários. Mais informações em http://fotografemelhor.com.br/concursouniversitario

Charles Chaplin
A Mostra Charles Chaplin apresenta o filme Tempos Modernos nesta sexta-feira, 12, às 10 e 15 horas, na Biblioteca Pública. Um operário fica louco com o ritmo intenso de trabalho braçal onde consegue o seu ganha pão. Demitido, acaba parando num hospital. Quando sai, é confundido durante um protesto comunista e acaba preso. Em meio a toda essa confusão, ainda arruma tempo para ajudar uma jovem órfã. Realização do governo do Acre, através da FEM em parceria com a ABDeC/AC. Entrada Franca.
Serviço: Biblioteca Pública - Av. Getúlio Vargas – Centro – Ao lado do CERBR

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Filmoteca Acreana inaugura com a Mostra de Cinema Italiano e Mostra Charles Chaplin

Rose Farias

Com novas instalações, espaço trabalhará com a formação de público, por meio de mostras e ciclos de exibição

A Filmoteca Acreana reabre ao público com a Mostra do Cinema Italiano e a Mostra Charles Chaplin, nesta terça-feira, com três sessões diárias. O espaço pertence à Biblioteca Pública do Estado, que será inaugurada nesta segunda-feira, oferecendo ao público um novo projeto, que traz como conceito promover o acesso do público, principalmente jovem, às mais diversas mídias e linguagens.

Mais ampla, com capacidade para 116 lugares, além de uma estrutura de equipamentos digitais, a Filmoteca, com suas novas instalações permitirá a realização de uma programação com mostras, oficinas, seminários e outras ações que tenham foco principalmente na linguagem audiovisual e suas diversas vertentes.

A programação objetiva um trabalho elaborado com base na formação de público, estimulando o debate, por meio de mostras e ciclos de exibição focados no cinema italiano, alemão, francês, iraniano, brasileiro, cubano, argentino e outros.

A mostra italiana reúne filmes representativos da fase mais bem sucedida do cinema italiano, com diretores que entraram para a história do cinema mundial – Roberto Rosselini, Vittorio de Sica, Federico Fellini, Luchino Visconti, Pier Paolo Pasolini e Mário Monicelli. A mostra também traz filmes de autores mais recentes como Giuseppe Tornatore.

Neo-realismo italiano

Os filmes da mostra fazem parte do neo-realista italiano, corrente que surgiu nos anos de 1940, na Itália, e se tornou referência para várias outras escolas e revelou diretores como Roberto Rosselini e Vittorio DeSica. O neo-realismo italiano no cinema se caracterizou pelo uso de elementos da realidade numa peça de ficção, aproximando-se até certo ponto, em algumas cenas, das características do filme documentário. Ao contrário do cinema tradicional de ficção, o neo-realismo buscou representar a realidade social e econômica de uma época mostrando-a muitas vezes sem rodeios. Essa corrente enfoca os traumas do pós-guerra, que levou cineastas e críticos italianos a assumirem posição mais crítica em relação aos problemas sociais e reagirem contra os esquemas tradicionais de produção. A renovação ocorre na temática, na linguagem e na relação com o público.

Mostra Charles Chaplin

A Mostra Charles Chaplin com sessões de 10 às 12 horas e 15 às 17 horas, é composta por filmes como Em Busca do Ouro (1925), obra que marca seu apogeu em que aparece a conhecida dança dos pães.

Alguns de seus filmes que fazem parte da mostra são considerados obras-primas da cinematografia mundial, como O GarotoLuzes da Cidade (1931), em que Carlitos se apaixona por uma florista cega; Tempos Modernos (1936), que satiriza a mecanização da modernidade; e O Grande Ditador (1940), em que toma partido contra Hitler e contra as perseguições raciais na Europa. (1921), ainda no tempo do cinema mudo. Depois do advento do cinema sonoro, Chaplin realiza obras-primas comoO Garoto (1921), ainda no tempo do cinema mudo. Depois do advento do cinema sonoro, Chaplin realiza obras-primas como Luzes da Cidade (1931), em que Carlitos se apaixona por uma florista cega; Tempos Modernos (1936), que satiriza a mecanização da modernidade; e O Grande Ditador (1940), em que toma partido contra Hitler e contra as perseguições raciais na Europa.

Realização Governo do Estado


MOSTRA DE CINEMA ITALIANO

Terça – 09/12

19h às 21h – Roma Cidade Aberta (97 min - 1945) - Roberto Rosselini
Entre 1943 e 44, Roma, sob ocupação nazista, é declarada "cidade aberta", para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães e as tropas fascistas.

Quarta – 10/12

19h às 21h - Rocco e Seus Irmãos (175 min - 1960) – Luchino Visconti
O filme é mais uma pérola do neo-realismo italiano. O filme narra a trajetória de uma família pobre que deixa sua cidade natal, no sul da Itália, e parte em direção à rica e industrial Milão, na esperança de uma vida melhor.

Quinta – 11/12

19h às 21h - Ontem, Hoje e Amanhã (117 min - 1963) – Vittorio De Sica
Os astros do cinema italiano, Sophia Loren e Marcello Mastroianni, vivem encontros e desencontros em três divertidas histórias sobre três diferentes casais em três contextos sociais distintos.

Sexta – 12/12

19h às 21h – Oito e Meio (140 min. - 1963) - Federico Fellini
Em crise existencial e pressionado por todos os lados, um diretor decide se internar em uma estação de águas para buscar inspiração.

Sábado 13/12

18h às 20h – Medeia – A Feiticeira do Amor (110 min - 1969) – Pier Paolo Pasolini
Em seu único papel no cinema, a diva Maria Callas vive a feiticeira Medéia, que mata o próprio irmão para fugir com o amado, Jasão, que roubara o velocino de ouro.

Domingo 14/12

16h às 18h - Cinema Paradiso (155 min. - 1982) – Giuseppe Tornatore
O filme conta a trajetória desde a infância difícil, passando pelos problemas da adolescência, até a maturidade de Salvatore di Vitto (também conhecido por todos como Toto).

Segunda 15/12

19h às 21h – Amacord (127 min. 1973) – Federico Fellini
Amacord é uma palavra do dialeto Emilico-Romano que significa Me Recordo. Neste filme, o diretor retratou suas memórias autobiográficas de um período de sua adolescência através do olhar de um rapaz chamado Totti em Rimini.

Sexta 19/12

19h às 21h - Parente é Serpente ( 100 min. 1992) – Mario Monicelli
Uma família tipicamente italiana se reúne na casa da nonna para a ceia de Natal. Separados pela distância e estilos de vida bem diferentes, tudo transcorre em clima de festa, até que as verdadeiras personalidades de cada um dos irmãos vão sendo expostas.

MOSTRA CHARLES CHAPLIN

Terça – 09/12

O Garoto – (68 min. 1921)
Sessões - 10h às 12h e 15h às 17h

Chaplin traz seu adorável vagabundo Carlitos, um vidraceiro ambulante que adota bebê abandonado em carrinho de luxo, dosando com maestria humor e drama na trajetória do menor abandonado. Primeiro melodrama de Chaplin, com soluções originais para a época, como o sonho, por exemplo.

Quarta – 10/12

Em busca do Ouro - (96 min. 1925)
Sessões - 10h às 12h e 15h às 17h

Durante a corrida do ouro de 1898, nosso vagabundo (Charles Chaplin) tenta a sorte no Alasca. Porém, tudo o que ele consegue é arrumar bastante confusão com Jim McKay (Mack Swain) e se apaixona pela dançarina Georgia (Georgia Hale).

Quinta – 11/12

Luzes da Cidade – (87 min - 1931)
Sessões - 10h às 12h e 15h às 17h

Após se apaixonar por uma florista cega que acredita que ele seja um milionário, um vagabundo tenta conseguir o dinheiro necessário para que sua amada faça uma operação que lhe permita voltar a enxergar.

Sexta – 12/12

Tempos Modernos – (87 min. – 1936)
Sessões - 10h às 12h e 15h às 17h

Um operário fica louco com o ritmo intenso do trabalho braçal onde consegue o seu ganha pão. Demitido, acaba parando em um hospital. Quando sai, é confundido durante um protesto comunista e acaba preso. Em meio a toda essa confusão, ainda arruma tempo para ajudar uma jovem órfã.

Segunda - 15/12

O Grande Ditador – (128 min. 1940)
Sessões - 10h às 12h e 15h às 17h

Chaplin faz dessa vez dois personagens: o judeu e o ditador. Que são idênticos. O judeu é um ex-combatente da primeira guerra, elo tempo à sua vida normal depois de ficar um belo tempo internado em um hospital.

Sexta – 19/12

Vida de Cachorro - (40 min – 1918)
Sessões - 10h às 12h e 15h às 17h

Paralelo entre a vida de um vagabundo e de um cachorro, mostra de maneira cômica e afetuosa a cumplicidade de ambos, ora um sendo o salvador, ora sendo salvo pelo outro. Num baile, uma moça que é explorada pelo proprietário do salão junta-se à dupla.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

As Chicas
O grupo musical As Chicas se apresenta em Rio Branco com o show “Quem vai comprar nosso barulho” nesta quinta-feira, 11 (FIRB/FAAO), e no sábado, 13 (Usina de Arte João Donato), às 20 horas, no projeto Rio Branco Musical. Formado por Paula Leal, Amora Pêra, Fernanda Gonzaga e Isadora Medella formam o quarteto nasceu nos anos 90 a partir de uma peça de teatro. As musicistas recebem apoio total da crítica especializada, juntas elas compõem, escrevem, arranjam, tocam, dramatizam e cantam. A realização é do Clube do Choro com patrocínio da Albuquerque Engenharia, Pinheiro Palace Hotel, Recol, Banco da Amazônia e Governo Federal. Apoio do governo do Acre, através da Fundação Elias Mansour. Ingressos antecipados a R$ 20 (inteiro) e 10 R$ (estudante) no Clube do Choro (Centro Empresarial Rio Branco), Firb/Faao, Discardoso e Afa Bistrô da Amazônia.

Filmes Italianos
(Sophia Loren compõe o elenco)
Ontem, hoje e amanhã (117 min – 1963) de Vittorio de Sica será apresentado na Mostra de Filmes Italianos nesta quinta-feira, 11, das 19 às 21 horas, Na Biblioteca Pública. Três histórias falam sobre três mulheres bem diferentes e os homens com os quais se envolvem. Em Nápoles, Adelina está grávida e trabalha na informalidade, enquanto o seu marido desempregado, Carmine, aguarda uma sentença que pode levá-lo para a prisão. Muitos anos depois e agora com sete filhos, Carmine ainda cumpre sua pena. Em Milão, Anna é a aborrecida motorista de um Rolls Royce que leva um escritor a bordo e sonha em se casar com ele; é quando ela bate o carro, chamando atenção do homem. Mara está em Roma e é prostituta. Ela sai com um ingênuo seminarista que tenta seguir o conselho da avó sobre a castidade. O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1965. Realização Governo do Estado, através da FEM em parceria com a ABDeC/AC. Entrada Franca.
Serviço: Biblioteca Pública - Av. Getúlio Vargas – Centro – Ao lado do CERBR.

Charles Chaplin
A Mostra Charles Chaplin apresenta o filme Luzes da Cidade (87 min – 1931), dirigido, produzido e estrelado por Charles Chaplin, nesta quinta-feira, 11, com sessões as 10 e 15 horas, na Biblioteca Pública. Após se apaixonar por uma vendedora de flores cega que acredita que ele seja um milionário, Carlitos tenta conseguir o dinheiro necessário para que sua amada faça uma operação que lhe permita voltar a enxergar. O filme, além de bem recebido pela crítica e pelo público, também foi aclamado por diretores famosos, como Orson Welles, Stanley Kubrick, Federico Fellini, Woody Allen, integrando a lista dos 10 melhores filmes de alguns destes diretores, além de outros mais, e teve uma das mais brilhantes estréias do cinema. Em Los Angeles, um dos convidados de Chaplin era Albert Einstein, enquanto em Londres, Bernard Shaw sentou ao seu lado. Realização Governo do Estado, através da FEM em parceria com a ABDeC/AC. Entrada Franca.
Serviço: Biblioteca Pública - Av. Getúlio Vargas – Centro – Ao lado do CERBR.

Zuenir Ventura
Em dezembro de 1988 o jornalista Zuenir Ventura chega ao Acre para a cobertura jornalística do assassinato de Chico Mendes. Vinte anos depois, o livro “Chico Mendes - Crime e Castigo” (Companhia das Letras), que reúne as reportagens escritas por Zuenir a respeito do maior líder ambientalista que o Brasil já teve, continua atual. Agora Ventura retorna ao Acre para falar sobre a figura de Chico Mendes e autografar seu livro na programação da Semana Chico Mendes e Semana de Comunicação do Sinjac no projeto Sempre um Papo, que conta ainda com a presença do produtor cultural Afonso Borges, criador do projeto em 1986. O evento acontece na próxima segunda-feira, 15, no Teatro Plácido de Castro, às 19h30. Crime e Castigo é dividido em três partes: a primeira, "O crime", reúne as reportagens feitas no começo de 1989, logo após o assassinato do seringueiro; na segunda, "O castigo", estão as matérias produzidas dois anos depois, em 1990, juntamente com Marcelo Auler, durante a segunda e a terceira viagens do repórter ao Acre, para cobrir o julgamento dos assassinos; e a terceira parte contém textos de outubro de 2003, quando Zuenir revisitou lugares e personagens envolvidos no crime. na mesa de debates, do produtor cultural Afonso Borges, que criou o "Sempre Um Papo" em 1986. Realização de Fred Perillo – Consultoria de Comunicação e AB Comunicação com patrocínio do governo do Acre, através da Fundação Elias Mansour, e Uninorte. Entrada franca.
Serviço: Teatro Plácido de Castro - Avenida Getúlio Vargas, n° 2703 – Bosque – 3224-6890 - Mais informações em http://sempreumpapo.com.br

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

DOCTV
O Mergulho foi o projeto vencedor da edição 2008 do programa DOCTV, o proponente e diretor deste documentário, é o cineasta acreano Sílvio Margarido e a produtora que assina a parceria é a VT Publicidade. Em janeiro do próximo ano o editor carioca Léo Domingues vem a Rio Branco para trabalhar na edição do documentário. O Mergulho tem seu lançamento oficial previsto para março de 2009, onde o processo de finalização do documentário pode ser conferido através do blog http://omergulhoacreano.blogspot.com. Realização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, TV Cultura e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC), com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD).

Segunda se Toca
Na próxima segunda-feira, 8, a Toca do Lobo Produções em parceria com o Catraia – Coletivo de Cultura, faz o lançamento da banda Tio Hélio, que possui uma proposta legítima e autoral, e em seguida o show fica por conta da Banda Gaya, às 20 horas, na Toca do Lobo. O projeto tem como objetivo abrir espaço para diversas manifestações culturais, além de lançar e estimular novas bandas. Realização da Toca do Lobo Produções e do Catraia – Coletivo de Cultura.
Mais informações http://
SERVIÇO: Toca do Lobo – Parque da Maternidade – Centro – Próximo ao IESACRE.

Inauguração
(Foto de Val Fernandes)
A obra da Biblioteca Pública, a ser inaugurada nesta segunda-feira, 8, às 19 horas, conta com espaço amplo e moderno para melhor receber os usuários que poderão aliar conforto, arte e informação em um mesmo ambiente, dispondo ainda de um laboratório de informática com 40 computadores ligados à rede de internet sem fio (com alcance até a praça da biblioteca). Outra novidade é o Espaço Aldeia FM, onde o usuário poderá relaxar e ouvir músicas. Para as crianças o espaço conta ainda com brinquedoteca, espaço de história em quadrinhos, literatura infantil e espaço virtual com jogos educativos.
SERVIÇO: Biblioteca Pública – Av. Getúlio Vargas

Pirografia
A exposição de pirografia Entre Portas e Janelas de Italo Rocha acontece até o dia 20 deste mês no Espaço Cultural da Justiça Federal, com horário de visita das 8 às 18 horas. A palavra pirografia é de origem grega e significa escrita a fogo. Cogita-se que a pirografia foi a primeira manifestação artística humana, já que foi descoberta há mais ou menos 10 mil anos. É uma arte de forma primitiva, que nos remete aos nossos antepassados, existindo como um inconsciente.
Serviço: Sede da Justiça Federal - Centro Político Administrativo do Estado - BR 364, km 02 na Rua Ministro Ilmar Galvão – Tel.: 3214-2034

Trupe do Banzeiro
A Companhia Trupe de Banzeiro apresenta o espetáculo infantil Mistério no Reino de Catiripimpim, no próximo domingo, 7, com sessões às 17 horas e 18h30, no Teatro de Arena do Sesc. A história acontece num país muito longe e muito perto, quando dormimos muitas vezes vamos lá. É um país governado por um rei magricela que só pensa em comer, uma rainha vaidosa que só pensa em se divertir, um príncipe, um ministro, um cozinheiro, um relógio e por fim, ele, o bobo da prefeitura de Catiripimpim. O espetáculo tem direção de Marcos Areal e desenrola-se em torno da demissão do bobo da prefeitura e principalmente quando o frango e a torta do rei são roubadas. Realização da Companhia Trupe do Banzeiro.
SERVIÇO: Teatro de Arena do SESC - Av. Brasil,173 – CENTRO - Tel.: 3212-2815

As Chicas
O grupo musical As Chicas se apresenta em Rio Brancos com o show Quem vai comprar nosso barulho? nos dias 11 (FIRB/FAAO) e 13 (Usina de Arte João Donato), às 20 horas, no projeto Rio Branco Musical. A realização é do Clube do Choro com patrocínio da Albuquerque Engenharia, Pinheiro Palace Hotel, Recol, Banco da Amazônia e Governo Federal. Apoio do governo do Acre, através da Fundação Elias Mansour. Ingressos antecipados a R$ 20 (inteiro) e 10 R$ (estudante).
I Simultesia na Casa de Leitura da Gameleira
(Foto de Talita Oliveira)
Um evento que mistura teatro, dança, música e literatura. Assim pode ser definida a I Simultesia na Casa de Leitura da Gameleira nesta sexta-feira, 5, às 1 horas, com a apresentação das bandas Parafal, Caldo de Piaba, OM, Nicles, Gregório Dantas e convidados. Além disso, o evento conta com a presença do grupo de contadores de histórias Paneiro de Leitura e dos leitores da Casa de Leitura Chico Mendes. A programação traz ainda teatro e diversas intervenções poéticas. O evento é aberto para comunidade e conta com a participação do público. Organização da professora Francisca Janaína, Gregório Dantas, Kílrio Farias e Casa da Leitura da Gameleira.
Serviço: Casa da Leitura da Gameleira – Av. Senador Eduardo Assmar, 609 – Bairro XV – Segundo Distrito - 3223 6204.

Batismo de Sangue
(Foto Google imagens)
A próxima sessão do Cinemacre acontece neste sábado, 6, às 19 horas, no auditório da Biblioteca da Floresta Marina Silva. O filme a ser exibido é Batismo de Sangue de Helvécio Ratton. Na cidade de São Paulo, no final da década de 60, o convento dos frades dominicanos torna-se uma das mais fortes resistências à ditadura militar vigente no Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito, Betto, Oswaldo, Fernando e Ivo, passam a apoiar logística e politicamente o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado à época por Carlos Marighella. O grupo dissocia-se após uma conversa entre Frei Diogo e seus frades, onde conclui-se a necessidade de dispersão do grupo a partir de então. Realização Clube de Cinema do Acre. Entrada franca.
Serviço: Biblioteca da Floresta Marina Silva - Via Parque da Maternidade, s/nº -Centro - Tel.: 3223-9939

VI Festival Mameluco de Capoeira
A Associação Recreativa e Cultural Mameluco realiza no próximo sábado, 06, das 8 às 13 horas, no Centro Cultural Lydia Hammes, o VI Festival Mameluco Capoeira onde acontecerá batizado e troca de cordas dos jogadores. Com participantes de Cruzeiro do Sul, Brasiléia, Epitaciolândia, Plácido de Castro e Cuiabá, o evento vai contar com participação do Grupo Imortal e Crew Conexão Ultimate (hip-hop), Ginga Terceira Idade, Capoeira Recreativa, além da roda dos capoeiristas convidados. A organização é feita pelo Mestre Moreno. Financiamento da Prefeitura Municipal de Rio Branco, através da Lei de Incentivo à Cultura, e Secretaria Estadual de Assistência Social, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Serviço: Centro Cultural Lydia Hammes – Bairro Aeroporto Velho


Bazar Catraia
(Foto Catraia - Coletivo de Cultura)
O Bazar Catraia acontece neste domingo, 7, a partir das 16 horas, na Tentamen. O evento mistura moda, arte, mercado e música com as bandas Frida Kahlo, Blush Azul e Filomedusa, além da discotecagem da DJ Claudinha. No local os compradores poderão adquirir roupas e customizá-las com a estilista Danah Costa. O evento é beneficente e a entrada é um quilo de alimento não perecível ou material de limpeza, que será revertido para o Lar dos Vicentinos. Quem tiver interesse em participar do bazar com venda ou troca de algum produto é só entrar em contato através do endereço catraiacomunicacao@gmail.com, com o assunto Bazar Catraia, para que a organização entre em contato, catalogue as peças e combine tudo. Vale de tudo: roupas, acessórios, bolsas, discos, livros, objetos de decoração, antiguidades. Realização Catraia, Coletivo de Cultura.
Serviço: Tentamen - Rua Plácido de Castro, 269 – 2º Distrito – Tel.: 3223-3680

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

The Pink Floyd & Syd Barret StoryCom a proposta de buscar um conceito de arte, cultura e entretenimento para as noites acreanas, o Loft Lounge Bar abre as portas da casa com a exibição de The Pink Floyd & Syd Barret Story nesta sexta-feira, 05, a partir das 19 horas. Uma experinência obssessiva, mágica e compulsiva que desvenda a origem da banda que moldou a cena psicodélica britânica, tendo como foco Syd Barrett, membro fundador do Pink Floyd e principal compositor da primeira fase da banda. Depois da exibição do documentário, vídeos de esportes radicais, petiscos, drinks e uma discotecagem animal darão o tom da festa. Para mais informações acesse http://loftloungebarac.blogspot.com/
Serviço: Loft Lounge Bar – Travessa Capitão Ciríaco, 178, Aviário – Atrás do Campo do Vasco.
Baile do HawaíRealizado todos os anos pelo Rotary, o Baile do Hawaí acontece no próximo dia 06, no Parque de Exposição Castelo branc. Este é um dos maiores eventos da Casa da Amizade, Rotary, Interact e Rotaract, onde o dinheiro que é arrecadado é revertido em trabalhos sociais. Além disso, o evento gera cerca de 1000 empregos durante o período de organização e realização.
Serviço: Baile do Hawaí - Parque de Exposição Castelo Branco - Casa da Amizade -Rua Marechal Deodoro, Nº 390 - Tel: 3224-6942

Pontos de Cultura
O Governo do Estado do Acre, através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour convida instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desenvolvam ações de caráter cultural há pelo menos dois anos no Estado, para apresentarem propostas à edição estadual do programa. Cultura Viva - Ponto de Cultura, que, lançado na última quinta-feira, 27, no Seminário do Plano Nacional de Cultura. O edital ficará à disposição dos interessados no site da Fundação Elias Mansour e nos órgãos de cultura dos municípios do Estado do Estado do Acre. Maiores informações poderão ser obtidas através dos telefones (068) 3223-7717/ 3223-9688/ 3224-5221/ 3223-1065, no site http://fem.ac.gov.br/pontosdecultura ou pelo correio eletrônico lic.fem@ac.gov.br.

Literatura e Cinema O Sempre um Papo apresenta nesta quinta-feira, 4, em parceria com o Ponto de Difusão Digital Hélio Melo no projeto Cinema do Mundo, o lançamento do livro 1808 do jornalista Laurentino Gomes, que fala sobre a fuga da família real portuguesa para o Rio – fato que mudou o destino nacional. Pegando o gancho na trama do livro, o filme Carlota Joaquina, Princesa do Brasil será exibido às 18h30 no Theatro Hélio Melo. A película retrata a história da passagem pelo território brasileiro de Carlota Joaquina, infanta espanhola prometida a Dom João VI com apenas 10 anos de idade. Fala de sua decepção com o marido, de sua disposição para amantes e do incômodo que sentiu quando a corte portuguesa veio fugida morar no Brasil. O elenco tem Marco Nanini, Marieta Severo, Vera Holtz, Ney Latorraca e Marcos Palmeira. Após, acontece o lançamento de 1808 que segundo Mary Del Priori, trata-se de uma história que se lê com um sorriso nos lábios. Nascida da paixão pelo assunto, de dez anos de pesquisa e da sensibilidade do autor (que é diretor-superintendente da Editora Abril, que publica a revista VEJA), a obra é um verdadeiro manual de viagem por todos os acontecimentos que envolvem esse mal conhecido episódio da história nacional.
Serviço: Theatro Hélio Melo – Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro – Tel.: 3224-2133

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Acústico em Som Maior
O músico Clenilson Batista junto aos Lendários Nativos, apresenta o show Aperiódico Ouryssônico no Acústico em Som Maior, às 19h30, a partir desta terça-feira, 2, com apresentações ainda nos dias 9 e 16 de dezembro no Theatro Hélio Melo. O espetáculo, que é o último show do Acústico em Som Maior 2008, traz músicas ainda não registradas fonograficamente, que faziam parte do repertório das apresentações de Clenilson junto aos Alquimistas no espaço Casarão na década de 80. Além disso durante os intervalos das músicas algumas das histórias acontecidas naquelas noites serão relembradas. A cenografia é de Gesileu Salvatore e Clenilson Batista, iluminação de Ivan de Castela, direção artística de Roberta Marisa e direção musical de Alexandre Nunes e Clenilson Batista. Os ingressos custam R$ 5 reais (inteiro) e R$ 2 reais (estudante). Realização do governo do Acre, através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour.
Serviço: Theatro Hélio Melo - Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro – Tel.: 3224-2133

Pontos de Cultura
O Governo do Estado do Acre, através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour convida instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desenvolvam ações de caráter cultural há pelo menos dois anos no Estado, para apresentarem propostas à edição estadual do programa. Cultura Viva - Ponto de Cultura, que, lançado na última quinta-feira, no Seminário do Plano Nacional de Cultura. O edital ficará à disposição dos interessados no site da Fundação Elias Mansour e nos órgãos de cultura dos municípios do Estado do Estado do Acre. Mais informações através dos telefones (068)3223-7717/ 3223-9688/3224-5221/3223-1065, no site www.fem.ac.gov.br/pontosdecultura ou pelo correio eletrônico lic.fem@ac.gov.br.

Circuito Documentário
Numa tentativa de resgatar/investigar as remanescentes identidades culturais da América Latina, Caroneiros levou seis jovens aventureiros a viajar por 72 dias, em dois fuscas, 18mil quilômetros de estradas do Cone Sul do continente. O documentário será apresentado nesta quarta-feira, 3, no Circuito Documentário, às 19 horas, no Theatro Hélio Melo. Durante a viagem, a equipe formada por Martina Rupp, Santiago Harte, Magdalena Ripa Alsina, Pedro Sá Earp, Joana Clark e Carlito Flach, deu carona a pessoas comuns que estavam pelas estradas, entrevistando-as de maneira informal sobre assuntos relacionados à região, suas vidas, anseios e angústias. As 160 horas de material captado reúnem estonteantes imagens, making-offs divertidos e impressionantes depoimentos. Entrada franca. Realização Governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour.
Serviço: Theatro Hélio Melo - Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro – Tel.: 3224-2133

Cineclube Batelão
O Cineclube Batelão apresenta o documentário Memória para Uso Diário, de Beth Formaggini, nesta terça-feira, 2, às 19 horas, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, da Universidade Federal do Acre. O Filme nos traz a importância da lembrança, da história para aqueles que perderam pedaços de suas vidas. Ivanilda busca evidências que provem que seu marido Itair foi preso pelo governo brasileiro. Membro do Partido Comunista, ele está desaparecido desde 1975. Romildo procura pelo corpo de seu irmão Ramirez, sumido desde 1973 num cemitério do subúrbio do Rio. Leda visita a rua que recebeu o nome de seu filho Marcos, assassinado pela ditadura militar, para que ele nunca fosse esquecido. Mães choram por seus filhos, recentemente assassinados pela polícia nas favelas e lutam por justiça. Todos eles pertencem ao grupo Tortura Nunca Mais, fundado após a ditadura militar. Esses militantes deram suas vidas pela liberdade e foram marcados como terroristas. Para complementar a sessão, após a projeção haverá debate com a historiadora Fátima Almeida. Realização Centro de Filosofia e Ciências Humanas com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Serviço: Rodovia BR 364, nº 6637 (Km 04) – Distrito Industrial – Tel.: 3901-2500


I Simutesia na Casa de Leitura da Gameleira
Um evento que mistura teatro, dança, música e literatura. Assim pode ser definida a I Simutesia na Casa de Leitura da Gameleira, que acontece na próxima sexta-feira, 5, às 19 horas e conta com a apresentação das bandas Parafal, Caldo de Piaba, OM, Nicles, Gregório Dantas e convidados. Além disso o evento irá contar com a presença do Grupo de contadores de Histórias Paneiro de Leitura, Tânia Maria, Maria Antônia e o grupo de leitores da Casa da leitura Chico Mendes, Daniela Rodrigues, Diana Batista, sketch de teatro e muitas intervenções com poetas e suas poesias. O evento é aberto para comunidade e conta com a participação do público. Organização da professora Francisca Janaína, Gregório Dantas, Kilrio Farias e Casa da Leitura da Gameleira.
Serviço: Casa da Leitura da Gameleira – Av. Senador Eduardo Assmar, 609 – Bairro XV – Segundo Distrito - 3223 6204.